Queridos amigos,
Nos últimos dias eu estava aí no Brasil! Minha família e eu viajamos para o Brasil para rever nossos amigos e parentes. Foi uma delícia,você pode imaginar.
E você deve estar se perguntando: E o Chicão?
Os cães podem viajar de avião, mas em geral é uma experiência muito estressante para eles. Daqui para o Brasil eu tenho que pegar dois vôos, e o processo todo pode demorar 16 a 18 horas. Os cães vão na área de carga, e ficam presos em uma espécie de gaiola esse tempo todo. Você acaba tendo que sedá-los para suportarem melhor a viagem. E depois tem a volta...
Se você for fazer uma viagem dessas porque está se mudando, ou se for um acontecimento extraordinário, tudo bem. Mas eu vou ao Brasil todo ano e acabaria sendo muito pesado para o Chicão. A nossa opção é deixá-lo em um local apropriado.
Ele ficou aqui nos EUA, e nós ficamos morrendo de saudades. Deixei-o em um hotel próprio para cães, ele já está acostumado a ficar lá e gosta do local. Mas quando o deixamos pela primeira vez tomamos alguns cuidados que gostaria de compartilhar com você.
Após decidir que não levará seu cão junto com você, pesquise quais hotéis próprios para cães existem na sua cidade. Visite o local e observe bem a higiene dos cães hospedados e do espaço físico.
Veja o que seu cão fará o dia inteiro, se há atividades para eles ou se eles apenas ficarão esperando você voltar. Se o cão não tiver nada para fazer ele se concentrará na sua ausência e poderá até ficar deprimido. Mas se o local oferecer atividades, ele se distrairá, se divertirá e amenizará a saudade de casa. Mas ele também precisará de tempo para descansar, verifique bem a programação para ver se dosam bem as duas coisas.
Verifique como funciona a alimentação, o ideal seria você fornecer a ração que seu amigo já esteja acostumado, mas nem todos os hotéis são assim. Caso não seja, pergunte qual a alimentação e quantas vezes é fornecida por dia. Ah, verifique se há um pote de água disponível para cada cão. De preferência leve o pote de água e de comida que ele já está acostumado.
E por fim avalie a segurança do local, a última coisa que você vai querer é voltar de viagem e descobrir que seu cão amigo "foi atrás de você".
Consulte o veterinário com antecedência para ver se está tudo bem com seu cachorro. Deixe os brinquedos dele no hotel e diga tudo o que você puder a respeito dele.
Uma última coisa que nós fazemos: uns dias antes da viagem, nós o levamos para passar uma horas lá no hotel. No primeiro dia ele fica um período de quatro horas, depois seis horas, depois uns 3 dias de 8 horas. Assim ele tem a lembrança que ele vai para lá mas que nós viremos buscá-lo. Não vai se sentir abandonado, como se você o tivesse deixado lá e desaparecido.
Um abraço e boa viagem,